Acompanhe os acontecimentos e notícias sobre a Ciranda Literária 2010


Texto* do Espetáculo Teatral "Deu a Louca no Reino da Imaginação**"



Esta é uma história de pura imaginação, aquelas histórias que florescem na primavera no momento em que você está quieta entre seus pensamentos procurando os meios que justifiquem os fins......

Na Noruega distante aprendi uma canção canto cuco uma vez preste bem atenção...

Numa cidade, população pequena, cidade organizada. De dar inveja às grandes capitais, lugar onde as casas ainda não tem muros altos, não tem interfone, elevadores, escada rolante, cinema.....mas que tem fama...

Fama de cidade de leitores, e esta fama está guardada no fundo do coração de seus moradores. É uma cidade linda. Cheia de verde, mato de todos os tipos de verde, animais da região.

Cidade que chama a atenção mesmo. As pessoas vão morar lá encantados pelo silêncio, pela paz que se procura nos tempos que vivemos. Os artistas também moram por ali, por acolá. Sabem, estas pessoas procuram e encontram suas inspirações nos lugares bonitos, no ar puro, no silêncio, nos lugares onde a poluição visual não atrapalha a criatividade.

E sabe, as coisas não tem lugar nem hora, elas simplesmente acontecem.

E nesta cidade, acontecia uma festa anualmente e que era organizada por uma família muito importante de figuras cultas, de importância sem par, e a única irmã era a princesa da festa. Mas certo ano ela precisou se ausentar. Estava comprometida e na festa que sempre acontecia nesta cidade, ela não estaria presente. Os familiares não se conformaram e os moradores menos ainda.

A feira, era o nome dela, era como uma fada, de tão boa que era.

Mas desta vez ela ficaria fora da festança. E a festa não seria a mesma sem ela. Então porque fazer esta festa se a atriz principal não estaria lá?? Festa tradicional, figura tradicional, coisa que se estabelece como uma lenda de historinha infantil.
História de magia, de animais que falam, de flores que dançam... já pensaram que complicado???

Mas uma surpresa, inesperada quase um milagre, se assola de repente na cidade pequena justamente na família destes irmãos importantes que estavam apreensivos com a ausência da feira.

Nascia naquele instante, sem ninguém esperar uma nova irmã, e criança nova sempre é motivo de alegria, de esperança, e motivo de festa. Nossa! E que motivo mais desejado naquele momento do que uma festa.
Uma expectativa nova, novidade, surpresa geral na localidade. E vocês sabem como são estas coisa em cidade pequena, os comentários, as críticas , a ausência da feira e a chegada da Ciranda, assim de surpresa.

Mas a família estava feliz, fazendo festa para a irmãzinha nova, saudosos da irmã que se ausentou. E era um momento que não poderia passar assim em banco, deixado passar alheio, despercebido. Afinal tinha nascido a Ciranda.

A recém chegada, novinha, pequeninha como uma boneca de brinquedo, branquinha como uma nuvem do céu, tão fofinha, pura que nem a água que corria naquelas bandas do rio Loch. lugar bom de nascer né? E ela chegou no meio de padrinhos importantes, Morro Felsenkopf, Belvedere, Pórtico, Obelisco, Praça, Igrejas, Localidades Importantes, parentada grande mesmo. E esta menina já nasceu inteligente, de família culta, irmãos importantes (lembram do começo da história?) e eu acho que eles escolheram este lugar bom de morar.

E agora esta família está preparando uma grande festa para a irmã nova.
O irmão que mora mais distante, o Frederico, combinou com seu irmão Tiradentes para receber o Francisco e o Rui, que ligou para o Dom Bosco e mandou um recado para o Edvino avisar o irmão que é padre, Padre Reus, que a ciranda chegou.
Esta é uma família inspirada pelo amor, pelas crenças que cultivou por anos nesta localidade. E esperem só para ver a festa que vai ter naquele lugar lindo. Ah, uma criança nova sempre traz felicidade e esperança , não interessa que sejam tempos de dificuldades financeiras, eleição para presidente , entrega de boletins....

A ciranda nasceu, e ela é linda. Vai fazer sucesso até que sua irmã a feira, retorne para casa.


* Márcia Rosane da Rosa Pereira
Vice-Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Edvino Bervian – Professora de Educação Física

** Tribo di Arteiros
Meleca, Tileco, Peteco e Pileca - teatrofabricadesonhos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário.